segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Múltiplo - Memorial



Memorial
O projeto do edifício nasceu do desejo de promover a integração entre as pessoas e o espaço, em um ambiente com estreito diálogo entre a vida pública e privada. Os equipamentos e suas disposições foram pensados visando à melhor maneira de explorar estas relações, de modo que haja a utilização constante e diferenciada do espaço, por se tratar de um edifício de multiuso. Os acessos permitem um novo caminho, e na ação de cortar caminhos, o indivíduo se depara com a dinâmica do comércio, com o convite ao descanso nas sombras da praça e bancos. Para os trabalhadores dos escritórios, uma série de apoios, como restaurantes e cafeterias, são dispostos no térreo.
No térreo se encontra a dinâmica da vida pública, com espaços destinados a serviços que irão definir os usos e o público alvo daqueles espaços.
Uma das referências projetuais analisadas para o desenvolvimento do edifício multiuso, é o projeto Rotterdam Market Hall, do grupo MVRDV. Trata-se de um mercado público integrado com uma série de apartamentos.
A outra referência projetual  é a Raffles City em Ningbo que é dividido pela parte de apartamentos e a parte de uso misto, que serve não apenas aos moradores, mas também à comunidade, desenvolvendo o novo centro da cidade.A estratégia de planejamento do uso misto é fornecer dois tipos diferentes de experiências espaciais, o "Fast Express" e "Soft Lazer".

Referências Projetuais
Market Hall - MVRDV
Raffles City



Em uma área da cidade que concentra grande uso habitacional, relativamente distanciada dos centros empresariais e comerciais, nasce um empreendimento que contempla um conjunto habitacional, um conjunto empresarial, comércios e café, uma biblioteca, um espaço cultural e uma ampla praça de lazer e espaços reservados à integração e à circulação dos pedestres, passantes, moradores,
 proporcionando diversos usos, inclusive o noturno, que na região não é característico.
 Os acessos permitem um novo caminho, e na ação de cortar caminhos, o indivíduo se depara com a dinâmica do comércio, com o convite ao descanso nas sombras da praça e bancos. Para os trabalhadores dos escritórios, uma série de apoios, como restaurantes e cafeterias, são dispostos no térreo.
Caminhos, integração,vivência.



Nenhum comentário:

Postar um comentário